Um chafariz de livros

Durante as aulas online, as professoras e monitoras do PIBID Iserj observaram que parte dos alunos não tinha livros de literatura para ler em casa. Foi aí então que decidiram dar início a uma arrecadação de livros infanto-juvenis para os estudantes.

E não há melhor dia para dar esta notícia que, hoje, Dia Nacional do Livro!

Da esquerda para a direita: Karla, Monitora do PIBID, Professora Thaís Rabello, Coordenadora PIBID dos Anos Iniciais e Professora Mônica Lorena, Diretora do Colégio de Aplicação do Iserj e Supervisora PIBID - comemoram no chafariz de livros que arrecadaram.

Na semana passada, quando do início das atividades presenciais de alguns alunos (5º ano e Educação Física para a Ed. Infantil), ocorreu a distribuição desses livros no chafariz do Instituto, com muita alegria e animação das crianças. Vejamos alguns registros:

Os alunos da Educação Infantil 2ª Etapa escolhendo seus livros:

E, nesta semana, monitores do PIBID também promoveram uma contação de histórias no bosque para os alunos do 4º ano, que estiveram presentes na escola. Vejamos alguns registros:

O PIBID Iserj para os anos de 2020/2021 busca promover estudos e pesquisas no campo da Educação Literária e sua relação com a formação de leitores.

As doações de livros infanto-juvenis continuam bem-vindas e podem ser entregues na sala da Direção do Colégio de Aplicação.

Mas afinal, o que é PIBID?

O PIBID ( Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O PIBID Iserj consiste na imersão planejada e sistemática de alunos da Licenciatura em Pedagogia em ambiente escolar visando à vivência e à experimentação de situações concretas do cotidiano e da sala de aula que servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. A Coordenação do Programa é feita pela Professora Andréa Villela Mafra.

O PIBID Iserj para os anos de 2020/2021 é composto por dois subprojetos no âmbito dos segmentos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O licenciando em Pedagogia é acompanhado por professores da Educação Básica, designados Supervisores, que por sua vez, atuarão sob a orientação de Coordenadores de Área, docentes do Ensino Superior, desta Instituição.