Setor de inclusão atua no acolhimento às famílias e sugerem atividades integrativas

O período de quarentena e isolamento social vem gerando muitos desafios para os alunos e suas famílias. Falta de acesso à Internet e à dispositivos eletrônicos para acessar os conteúdos disponibilizados pelos professores, familiares que já foram acometidos pelo Covid-19, dificuldades de renda familiar e/ou desemprego dos pais e familiares. São muitos os problemas enfrentados por toda a sociedade.

A interrupção brusca de rotina que afetou a todos nós, funcionários, alunos e professores, tem grande impacto sobre nossa saúde mental e emocional. Como se isso já não fosse grandioso o bastante, os alunos precisaram desenvolver muito rapidamente um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem.

No entanto, há um grupo de alunos para os quais a quebra de rotina pode ser ainda mais disruptiva, são os alunos atendidos pelo Setor Espaço de Inclusão do Iserj. Nesse sentido, a equipe de Inclusão tem feito um atendimento bem próximo a esses alunos e a suas famílias, como explica o Coordenador do Setor, professor Felipe Martins:

_Como nós já tínhamos os contatos dos alunos que atendemos na sala de recursos, nós estamos dando suporte direto a essas famílias via WhatsApp.

A equipe do Espaço de Inclusão também tem elaborado propostas de atividades para os alunos realizarem em casa, junto a seus familiares. São atividades com materiais acessíveis, muitas vezes relacionadas ao cotidiano doméstico, e que auxiliam não apenas no aprendizado em si, mas na expressão dos sentimentos e na interação familiar. Vejam as sugestões abaixo:

SEI2020 - Sugestao de atividade de artes

SEI2020 - Sugestao de atividade de culin

SEI2020 - Sugestao de atividade de artes

O Setor Espaço de Inclusão existe desde 2009 e é vinculado diretamente à Direção Geral do ISERJ, atende os alunos da Educação Especial, os alunos que apresentam transtornos funcionais (como dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade) e também quaisquer alunos que porventura apresentem questões de natureza física, social ou psíquica e que tenham seu desenvolvimento comprometido, desde que regularmente matriculados no ISERJ.

R. Mariz e Barros, 273 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20270-003

Nossas Redes