ISERJ 140 + 2

Atualizado: 4 de abr.

O Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ, em comemoração ao aniversário de 142 anos, realizará o evento ISERJ 140 + 2.

O evento comemorativo, que congrega diversos setores do ISERJ, será realizado nos dias 04 e 05 de abril de 2022, nas dependências do Instituto, tendo como intuito promover um diálogo sobre educação com base no pensamento dos educadores Anísio Teixeira e Heloísa Marinho.

Atividades:

CONFERÊNCIA

A atualidade do pensamento e do legado de Anísio Teixeira serão abordados por Paulo Gabriel Nacif, Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia-CEE-BA e Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB. A conferência será um momento primoroso de diálogo sobre educação.

DE CONVERSA

Trajetórias do educador Anísio Teixeira

Com a participação dos professores Nadja Lima Maciel, Carlos Santos Pitombo e Andrea Mafra, como mediadora, a Roda de Conversa versará sobre o legado de Anísio Teixeira e a educação brasileira contemporânea.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Anísio Teixeira: movimentos, experiências e legado político-institucional

Organizado pelos professores Paulo Gabriel Nacif, Nadja Lima Maciel e Nildon Carlos Santos Pitombo, o livro é uma reflexão sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971) e a atualidade das suas concepções sobre educação. Lançado na Bahia em 2020, em comemoração ao seu centenário de nascimento do grande educador, o evento no ISERJ marca o lançamento do livro no Rio de Janeiro.

EXPOSIÇÕES

Heloísa Marinho em documentos e movimentos pela infância

Com curadoria da Prof.ª Dr. ª Ana Cláudia Carmo dos Reis, a exposição mescla o passado e o presente do Instituto, tendo como referência o legado da educadora Heloísa Marinho (1903-1994), professora do Instituto de Educação do Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1970. A exposição reúne livros e documentos originais da homenageada com imagens de atividades com crianças que atualmente estudam na pré-escola do ISERJ.

Formação literária na Educação Infantil l e no Ensino Fundamental

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. No ISERJ, os alunos do PIBID presenteiam toda a comunidade Iserjiana com uma exposição-processo sobre formação literária na infância.

O Olhar Artístico através da observação da sombra e do reflexo

Fruto das oficinas de Mobgrafia, ministradas pelo profº Alex Gaudêncio no Ensino Fundamental, a exposição tem o ISERJ como modelo para o aprimoramento do olhar. As descobertas dos alunos, além de provocar a sensibilidade estética, promove um sentimento de pertencimento e um sentido de valorização e preservação do Instituto como patrimônio arquitetônico.

EXPERIÊNCIAS LÚDICAS

Vivência brincar para aprender. O processo educativo tem na integração da família com a escola um dos pilares para o seu bom desenvolvimento. A vivência “Brincar para Aprender”, desenvolvida pela equipe pedagógica da pré-escola do ISERJ, irá reunir os alunos do segmento com seus responsáveis em atividades lúdicas. Todos juntos, brincando e aprendendo.

APRESENTAÇÕES

Grupo Acordes do Rio

Grupo musical formado por professores e alunos do ISERJ. Sob a orientação do prof. de música João Batista e o acompanhamento do prof. Marcelo São Tiago, alunos do ISERJ apresentarão um repertório com músicas populares e eruditas.

Pelotão das Bandeiras

Grupo de alunos do ISERJ, coordenado pelo professor Carlos Losso, que mantém o legado cívico de louvação às bandeiras.

REINAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DA PRÉ-ESCOLA

O ISERJ é referência, tanto para a história da Educação quanto para a Arquitetura Carioca. Nesse momento, vários pavilhões do Instituto estão passando por reforma. A reinauguração do prédio da pré-escola é o marco simbólico desse novo momento.

10h – Reinauguração do Pavilhão Heloísa Marinho

10h30 – Abertura da exposição Heloísa Marinho em documentos e movimentos pela infância

15h – Vivência “Brincar para aprender”

LOCAL: Prédio da pré-escola

18h – Lançamento do programa Respeito SIM, assédio NÃO!!!

Roda de Conversa com ex-alunos

LOCAL: Sala 300

8h – Café da Manhã

LOCAL: Salão Nobre

9h – Apresentação do Pelotão das Bandeiras

9h30 – Homenagem Póstuma as vítimas de COVID-19 do ISERJ/FAETEC

LOCAL: Claustro do prédio principal

10h – Mesa de Abertura Solene

10h30 – Conferência Anísio Teixeira e direito social: democratização do ensino de qualidade, reinvenção da ciência, da cultura e da política no Brasil, com o prof.º Dr.º Paulo Gabriel Nacif

LOCAL: Teatro Fernando Azevedo

17h – Roda de Conversa Trajetórias do educador Anísio Teixeira com os professores Nádja Lima Maciel, Carlos Santos Pitombo e Andrea Mafra.

18h – Lançamento do Livro: “Anísio Teixeira: movimentos, experiências e legado político- institucional”

19h – Apresentação Musical com o Grupo Acordes do Rio

LOCAL: Salão Nobre do ISERJ

9 às 22h – Exposição: Formação literária na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - PIBID/CAPES / ISERJ