I Seminário do Programa de Iniciação à Docência do Iserj

Esta semana será realizado o I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) com o tema PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE.

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, na modalidade on-line, por meio do Canal do Youtube do PIBID Iserj. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo link do Seminário: https://www.even3.com.br/iseminariopibidiserj/

No Iserj, o PIBID Pedagogia tem como temática a “Educação Literária e a formação de leitores”. O seminário busca momentos de partilha de práticas de pesquisa-ação com pesquisadores, profissionais da Educação e discentes de diferentes instituições de ensino do Brasil.

Dia 19 de outubro de 2021, 16:30h às 19:30h

[16:30h às 17:30h] – Mesa de Abertura

Link: YouTube oficial do PIBID Iserj

[17:30h às 18:30h] - Mesa redonda: A BNCC e o Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS): Ações formativas do Pibid Iserj

Profª. Drª. Andréa Villela Mafra da Silva (Coordenação Institucional do PIBID Iserj)

Profª. Drª. Sandra Santos (Coordenação de Área – Educação Infantil)

Profª. Drª. Thaís Rabello (Coordenação de Área – Anos Iniciais do Ensino Fundamental) Link: YouTube oficial do PIBID Iserj

[18:30h às 19:30h] - Mesa redonda: A importância do Pibid para as universidades: formação e prática docente

Profª. Drª. Renata Silva Bergo (Coordenação de Área do PIBID [Alfabetização] na Universidade Federal Fluminense/ UFF – Angra dos Reis)

Profª. Drª. Aline Caetano da Silva Bernardes (Coordenadora de Área do subprojeto do PIBID [matemática] na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO) Mediação: Profª. Drª. Andréa Villela Mafra da Silva e Prof ª Drª Sandra Santos.

Dia 20 de outubro de 2021, 16:00h às 20:00h

Núcleo de Educação Infantil

[16:00h às 17:00h] - Oficinas Núcleo de Educação Infantil

[17:00h às 18:00h] - Mesa redonda: BNCC e Literatura Infantil

Professoras Supervisoras do núcleo de Educação Infantil e licenciandos Link: [no Google Meet]

[18:00h às 18:30h] - Apresentação dos produtos desenvolvidos pelo núcleo.

Núcleo Anos Iniciais do EF

[16:00h às 17:00h] - Oficinas do Núcleo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

[18:30h às 19:30h] - Mesa redonda: Progress in International Reading Literacy Study (PIRLs) e Educação Literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Professoras Supervisoras do núcleo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e licenciandos Link: [no Google Meet]

[19:30h às 20:00h] - Apresentação dos produtos desenvolvidos pelo núcleo.