Alunos de Informática do Iserj criam Sistema de Controle de Visitantes

Durante as férias escolares, alunos de Informática do Iserj, sob a coordenação do professor de Informática, Flávio Mendonça, apresentaram o projeto Sistema de Controle de Visitantes na Rio Innovation Week, maior feira de tecnologia da América Latina.

O Iserj foi um dos cinco representantes de toda a Rede Faetec no stand da instituição no evento de tecnologia. O projeto apresentado pela equipe do Iserj nasceu a partir da observação do professor e seus alunos das necessidades que viam no cotidiano do Instituto.

O primeiro aluno que desenvolveu o sistema, em 2019, foi Matheus Laureano Lima, Em seguida, o aluno que deu continuidade e reformulou o sistema foi

Deyvid Areas Silva.

Vejamos alguns detalhes do sistema com o professor Flávio Mendonça:

1) Quando vocês criaram o Sistema de Controles de Visitantes e por quê?

Professor Flávio Mendonça: O sistema foi criado em 2019 e, atualmente, está na versão 2.1, com diversas melhorias. A ideia de criar o sistema surgiu a partir dos atentados que vinham acontecendo em escolas públicas, há alguns anos. À época, tive um estagiário que sabia programar e pedi a ele que desenvolvesse um sistema de controle de visitantes, a fim de modernizar esse procedimento na instituição.

2)Quanto tempo demoraram para elaborar o sistema?

Professor Flávio Mendonça: A criação do projeto seguiu a abordagem da metodologia ágil, propiciando um desenvolvimento controlado e dentro do esperado. A primeira versão ficou pronta em menos de dois meses e, a versão atual, que foi totalmente orientada e concebida de modo remoto (pois foi desenvolvida em plena pandemia) demorou três meses.

3) O que seria necessário para colocar o sistema em prática?

Professor Flávio Mendonça: Atualmente, o sistema está no ar, com diversas melhorias e a única coisa que é necessária para a implementação do sistema é um computador com câmera que ainda não foi de fato utilizado pois estamos aguardando uma obra elétrica que será realizada no local.

4) Como você avalia a importância desse tipo de atividade com os alunos, com foco em sanar problemas concretos?

Professor Flávio Mendonça: Acredito que uma instituição de ensino tem que proporcionar aos seus discentes a oportunidade de desenvolver soluções computacionais que de fato farão a diferença para a comunidade na qual estão inseridos. Tenho a convicção de que apenas teoria não atende mais. O velho modelo de aula onde o professor passa o conhecimento e os alunos apenas absorvem o saber não está coerente com as práticas atuais de ensino-aprendizagem. A educação 4.0 está na nossa porta e não podemos atuar, enquanto docentes, de modo diferente. Os nossos alunos têm que ser motivados, com problemas concretos e atuais, de modo que o protagonismo seja do aluno. Tenho a convicção que o estágio, quando bem direcionado, propicia uma prática muito importante para os estudantes.

O Professor Flávio Mendonça e o aluno Deyvid Areas Silva, que reformulou o Sistema de Controle de Visitantes.

No carrossel abaixo, vejamos como é o layout do sistema:

Da esquerda para direita, os alunos do Iserj que participaram do Hackthon da Rio Innovation Week: Deyvid, Hércules, Raphael, ao lado do Professor Flávio Mendonça e do aluno Victor. Na ocasião dois deles venceram (Hércules e Victor) e ganharam um notebook.