Pesquisa e Extensão

 

É a Coordenação de Pesquisa e Extensão o núcleo responsável por implantar políticas institucionais de investigação e de iniciação científica. A pesquisa desempenha um papel crucial na produção de saberes científicos, tecnológicos e culturais, pois ocupa um dos pilares da tríade que orienta o ensino superior, também composta pela extensão e o ensino, de forma indissociável.

Como os trabalhos possuem dimensão social, tem ocorrido articulação das atividades de pesquisas e de extensão junto à comunidade local. A Extensão é um processo articulado ao ensino e à pesquisa. Essa relação possibilita troca de saberes, resultante da atuação de professores de diferentes disciplinas e da participação efetiva da comunidade acadêmica. Dessa maneira, os resultados das atividades de pesquisa e de extensão têm propiciado participação em congressos e reuniões científicas com apresentação de trabalhos.

Neste sentido, o setor tem realizado eventos acadêmicos como o Diálogos em Formação, a Jornada de Pesquisa e Extensão e o Caleidoscópio, buscando criar mecanismos de incentivo ao desenvolvimento de pesquisas, incentivando a organização de Grupos de Pesquisa, junto à base de dados do CNPq, além de estreitar vínculos entre o ensino e a pesquisa.

Diálogos em Formação é um evento anual organizado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão que busca explicitar a pluralidade de saberes, sujeitos e espaços que se manifestam no processo de formação docente, apontando, nesse trânsito de ideias, para uma reflexão coletiva permanente, mutável e transformadora da Educação. O evento reúne a comunidade acadêmica nas suas mais diversas expressões e segmentos, mobilizando o conjunto do corpo docente e discente do Iserj.

A Jornada de Pesquisa e Extensão é um evento anual que mobiliza a comunidade acadêmica do Iserj e os demais setores da sociedade em torno de pesquisas e ações que estão sendo encaminhadas no campo da educação, oportunizando, desta forma, as diversas narrativas que integram esse campo de investigação e de produção do conhecimento.

E o Caleidoscópio é um evento anual do Curso de Pedagogia do Iserj e integra o conjunto de ações da Coordenação de Pesquisa e Extensão. Criado, em 2009, pelas Professoras Bia Albernaz e Cida Donato, o Caleidoscópio objetiva criar um espaço de debate que envolva a arte e a cultura no interior de um contexto voltado para a formação de professores, mas que também se abre para as múltiplas leituras e percepções de toda a comunidade acadêmica da instituição. Os vários sentidos, a pluralidade de matizes que se entrelaçam, conferem ao Caleidoscópio o livre trânsito do pensamento que se manifesta no diálogo e conexões que se estabelecem com a arte, a vida e a educação.

Veja aqui os grupos de pesquisa do Iserj certificados pelo Cnpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Formação de Professores e Tecnologias Educacionais

Diálogos inter e transdisciplinares da Arte e suas diferentes linguagens

Aprender nas ruas – cidade como lugar de educação