O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). Além disso, o licenciado em Pedagogia também poderá atuar nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A Licenciatura em Pedagogia também habilitará o profissional a atuar na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

I – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

II – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

III – produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

 Perfil do Curso:

Desde 2009, o Iserj oferece o curso de Licenciatura em Pedagogia, estruturado em quatro anos, com ingresso via vestibular e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal; de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006)

 

Ingresso

O ingresso de alunos no curso de Licenciatura em Pedagogia é feito através dos seguintes processos seletivos: por vestibular, conforme edital publicado pela Faetec, e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado) para candidatos participantes do Enem(Exame Nacional de Ensino Médio). A seleção é realizada duas vezes por ano.

 

Perfil do Egresso

O aluno de licenciatura plena para magistério deve ser capaz de conhecer o funcionamento e a organização escolar, assim como os espaços educativos não escolares, tendo como função primordial a promoção de uma educação voltada ao desenvolvimento da cidadania plena. Esse profissional também deve estar apto para a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações centradas no interesse pela área educacional. A esses aspectos, acresce-se a necessidade de formação de um profissional que seja capaz de participar na gestão de processos educativos, e em organização e funcionamento de sistemas de informação de ensino, realizando pesquisas voltadas a uma atuação crítica dentro da realidade escolar e social como um todo, em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006.

Tendo como princípios básicos esses preceitos, o egresso também precisa atuar com ética e compromisso, fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças, jovens e adultos em diferentes fases do desenvolvimento e de diferentes formações étnico-culturais. Para esse último fim, bem como as demais finalidades do curso, o educador licenciado em Pedagogia precisa compreender, estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e demais determinações legais vigentes no âmbito educacional.

Como profissional da educação, o licenciado precisa constantemente promover a melhoria da qualidade de sua área de formação nos diferentes universos em que vier a atuar, voltando-se sempre para a construção de consciência autônoma, crítica e cidadã.

Nessa perspectiva, podem ser elencados como espaços de atuação os seguintes itens, a saber:

  • Modalidades de Educação: EJA, Educação Especial e Educação Profissional (Curso Normal);
  • Educação Infantil (Creche e Pré-escola);
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Espaços não escolares;
  • Áreas de atuação identificadas com funções técnico-administrativas: gestão escolar, administração escolar, supervisão escolar e orientação educacional.

 

Estrutura do Curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia é ofertado em regime de créditos e tem duração mínima de 8 períodos.

A cada semestre são oferecidas 100 vagas, sendo 60 vagas no diurno (manhã e tarde) e 40 vagas no turno da noite.