O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR – é um programa implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes do Ministério da Educação – MEC, com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9394 de 1996.

Desta maneira, o PARFOR é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais, sem formação em nível de educação superior. Estes professores têm acesso a cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, além de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, com a oferta cobrindo todos os estados da Federação, por meio de Instituições Públicas de Educação Superior, Federais e Estaduais, com a colaboração de universidades comunitárias.

O Iserj é conveniado ao PARFOR e oferece o curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial, com funcionamento no noturno. Para informações, inscrições e datas, ver o site da Plataforma Freire.