Pós- Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Ciências Naturais

 

O Iserj oferece o curso Pós- Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Ciências Naturais desde 2012.

 

Objetivo:  oferecer formação continuada na área de Ensino das Ciências Naturais;

Público-Alvo: docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e licenciados em Biologia, Física e Química.

Duração: Dois semestres letivos, totalizando 480 horas de carga horária final.

Horário: Noturno (18h e 30min às 22h e 30min) e aos sábados, quinzenalmente, no turno da manhã (8h às 12h).

Ingresso: Podem se candidatar a esta pós-graduação candidatos que tenham licenciatura nas disciplinas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia).

Processo Seletivo: A seleção é constituída de duas etapas: avaliação de documentos e prova escrita. O edital é divulgado pela Faetec.

Objetivo Geral do curso: Promover o questionamento da ideia de Ciência como verdade absoluta e a hierarquização presente nas relações entre o conhecimento científico e o “saber de experiência” próprio da chamada cultura popular.

Objetivos Específicos do curso:

  1. compreensão crítica das relações historicamente situadas entre as ciências e a sociedade;
  2. desenvolvimento de mecanismos de produção e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos pela população, em função de suas demandas.
  3. compreensão de que as ciências também constituem uma prática social, um elemento pertencente ao universo da cultura, resultado da intervenção e domínio do meio pelo trabalho dos seres humanos em seu processo de humanização.
  4. construção de subsídios prático-teóricos, tendo em vista a ampliação e o aprofundamento dos conhecimentos ligados ao ensino de Ciências Naturais voltado para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Sob essa perspectiva, a pós-graduação em Metodologias do Ensino de Ciências Naturais visa promover e garantir a realização de estudos e pesquisas em torno da subárea Metodologias do Ensino de Ciências Naturais, de modo a vislumbrar uma prática educativa em Ciências alinhada às questões do mundo contemporâneo.