“O perfil institucional do ISERJ, em sintonia com suas raízes históricas, caracteriza-se por congregar Educação Básica e Ensino Superior, na estrutura de Colégio de Aplicação e de Instituto Superior de Educação respectivamente, tendo como eixo norteador a formação geral de crianças, jovens e adultos, a formação profissional de técnicos em nível médio e, especialmente, a formação político-pedagógica de professores em nível superior.” (Regimento Iserj, 2008)

O Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) é uma instituição centenária, que teve em sua história muitos atravessamentos que transformaram seu perfil identitário, contudo, se mantém na tradição de compromisso com a educação pública de qualidade. Atualmente, vincula-se a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que por meio do Decreto 23.482, o transferiu para a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) no dia 10 de setembro de 1997. O então, Instituto de Educação do Rio de Janeiro, que formava professores em nível médio, passou a formar professores em nível superior, na perspectiva de atender as Metas de Educação previstas para aquele período e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDBEN (9394/96) que prevê a formação do professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, em nível superior. Desse modo, o Governo do Estado transformou o Instituto de Educação do Rio de Janeiro em Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, por intermédio do Decreto nº 24.338, do dia 3 de junho de 1998. E, no mesmo ano, no dia 18 de setembro, através do Decreto nº 24.665, o Governo do Estado instituiu o Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CAp/ISERJ).

Atualmente o CAp-ISERJ atende os seguintes Etapas da Educação Básica:

  • Educação Infantil (Creche Ruth Niskier, Pré-Escolar Heloísa Marinho e Casa da Criança – um polo avançado no bairro de Quintino, no Campus FAETEC);
  • Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais);
  • Ensino Médio (Formação Geral e Educação Profissionalizante Integrada ao Ensino Médio nas áreas: Informática, Administração e Secretaria Escolar).

E as seguintes modalidades:

  • Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio);
  • Educação Especial (integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental Anos Iniciais).
  • Educação Profissionalizante de nível médio (Integrada ao Ensino Médio e Subsequente ao Ensino Médio nas áreas: Informática, Administração e Secretaria Escolar);